Professora promove bate-papo entre alunos e jornalista em aula virtual 28/03/2024 - 07:15

A professora Juliane Cassol, de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, no município de Manoel Ribas, do interior do Paraná, fez uma dinâmica interessante com sua classe. Ela criou um meet-entrevista entre os estudantes e o ex-aluno e jornalista Lucas Sidor Herdt, do Jornal Correio do Cidadão, de Guarapuava.

O meet com o jornalista e ex-aluno atraiu tanto a atenção que mais de 80% dos estudantes da escola participaram do bate-papo. A professora comemora a participação e a adesão tão grande dos alunos. “Nossa escola tem 62 alunos e mais de 35 estiveram presente nesse meet. Todos queriam participar, conversar e tirar dúvidas. Foi muito positivo”, explica.

Aulas dinâmicas - A professora conta que, ao longo do primeiro semestre, trabalhou com seus alunos sobre a oralidade e viu na entrevista um meio interessante de dinamizar o conteúdo e engajar seus alunos. “A entrevista é um tipo de oralidade que está no currículo de Língua Portuguesa, e chamar um profissional que hoje trabalha exclusivamente com entrevistas e oratória foi muito bom para ajudar os próprios estudantes a entenderem a matéria e a valorizarem nossos ex-alunos”, explica a professora.

O jornalista Lucas Herdt conta que, para ele, ser convidado e poder colaborar com o ensino dos alunos foi gratificante. “Senti uma felicidade muito grande em poder retribuir de uma forma singela um pouco do que recebi naquela escola”.  Lucas é repórter no Jornal Correio do Cidadão, e já foi assessor e radialista em sua cidade local, Manoel Ribas.

Criatividade que desperta o interesse dos alunos - Lucas conta que, ao longo da entrevista, falou com os alunos sobre sua vivência profissional, educação e como a disciplina nos estudos foi importante para ele. “Além de tirar dúvidas, enfatizei com eles como a leitura e a escrita foram importantes para mim”, conclui Lucas.

A professora Juliane afirma que a proposta para este segundo semestre é dar continuidade às aulas, buscando sempre inovações que atraiam a adesão e participação dos alunos. “Minha proposta para o próximo semestre é dar continuidade a aulas dinâmicas com os alunos. Eles adoram essas inovações e sempre se mostram abertos a participar dessas novidades”, conta a professora.