Concurso Agrinho - Categoria Robótica - 2023

O concurso Agrinho - Categoria Robótica é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Paraná (SENARPR) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e visa a oportunizar o espaço de apresentação de propostas inovadoras que buscam o estímulo de novas experiências com a abordagem da Robótica para a ampliação do conhecimento dos estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de robótica aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis - tecnológicos e/ou eletrônicos, respeitando-se o tema do Concurso!

“Ações que transformam o mundo” é o tema do projeto a ser desenvolvido e deverá apresentar requisitos mínimos para avaliação:

Complexidade/dificuldade de elaboração;

Criatividade/Inovação;

Relevância e impacto de modo a contemplar o tema “Ações que transformam o mundo”;

Organização/apresentação do projeto.

Ficou interessado neste concurso? Quer saber como participar? Consulte o Regulamento!

Apresentamos, abaixo, algumas informações sobre o concurso.

Professores que atuam na rede pública do Estado do Paraná e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio regularmente matriculados nas instituições de ensino da rede pública do Estado do Paraná, com oferta de aulas/iniciativas de Robótica.

São duas subcategorias para participação:

Subcategoria 1 - Ensino Fundamental, contemplando estudantes regularmente matriculados no 6º, 7º, 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental;

Subcategoria 2 - Ensino Médio, contemplando estudantes regularmente matriculados na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª séries do Ensino Médio.

A elaboração dos projetos ocorrerá no período de 24 de abril a 16 de junho de 2023;

Os projetos devem ser elaborados em equipes contendo 4 participantes, tendo um professor como orientador de cada projeto;

No período de 26 a 30 de junho de 2023, cada escola organizará um evento (feira, exposição, mostra ou outros) para avaliar e registrar por fotos e vídeos os projetos participantes, caso tenha desenvolvido mais de um projeto por subcategoria (Subcategoria 1 - Ensino Fundamental e Subcategoria 2 - Ensino Médio).

Etapa Regional

As inscrições dos projetos selecionados pelas escolas participantes ocorrerão no período de 24 de julho a 11 de agosto de 2023, via formulário de inscrição específico para cada subcategoria.

No período de 14 a 18 de agosto de 2023, cada NRE formará uma banca avaliadora que selecionará quatro projetos para inscrever na etapa seguinte, sendo dois da Subcategoria 1 - Ensino Fundamental e dois da Subcategoria 2 - Ensino Médio.

Etapa Estadual

As inscrições dos projetos selecionados pelos NREs ocorrerão no período de 21 a 25 de agosto de 2023, via site do programa Agrinho.

No período de 29 de agosto a 05 de setembro de 2023, a SEED-PR formará banca avaliadora que escolherá 1 projeto por NRE campeão do concurso. Nesta etapa serão premiados 64 projetos (1 por NRE para cada Subcategoria).

Resultado e Premiação

• A divulgação do resultado do concurso ocorrerá no dia 29 de setembro de 2023, via edital, nos sites das Instituições promotoras: FAEP/SENAR e SEED-PR.
  • Cada estudante das equipes vencedoras receberá 1 smartphone;
  • Cada professor orientador dos projetos campeões receberá 1 smartphone.
  • A cerimônia de premiação acontecerá em Curitiba, Paraná, no dia 30 de outubro de 2023.